segunda-feira, 30 de março de 2009

QUINARI REALIZA O MAIOR EVENTO DE FUTSAL FEMININO DO ACRE




Pois é gente. A cidade do Quinari congregou no último final de senama (27, 28 e 29) o maior evento já realizado na área do futsal feminino. Foram três dias de muita festa em que as estrelas foram centenas de mulheres de vários locais do estado do Acre. As equipes que participaram do evento foram as seguintes: Epitaciolândia (Epitaciolândia), Capixaba (Capixaba), Calafate (Calafate), Veneza, Assermurb, Escolinha, Volta Redonda (Rio Branco), Megaflesh e Vênus (Sena Madureira) e Quinari (Senador Guiomard). No final do sertame a equipe do Volta Rendonda sagrou-se campeã da 7ª Copa de Futsal feminino em Senador Guiomard. Escolinha ficou com o 2º lugar. Foi verdadeiro espetáculo ver atletas como a categoria da Val de Sena Madureira e tantas outras craques; rever a catrina jogando fácil. Ver goleiras de dar inveja em qualquer homem. Foi um sucesso. já estou com saudades.

Nós que temos ajudado a fomentar esta modalidade esportiva em nossa cidade, tornando-a em nossa realidade cultural, ficamos filizes em saber que com apenas 90 dias de gestão já começamos a ver ações dessa evergadura na área do esporte local. O Prefeito James Gomes, diferente de muitos outros que conhecemos ao longo de nossa estrada no esporte, fez questão de inserir a 7ª Copa de Futsal Femino como prioridade em sua agenda que sabemos ser tão apertada. É verdade desportista! Nosso Prefeito esteve 02 (dois) dias participando do evento e abrilhantado a festa. Ainda esteve pela parte da manhã no local em que as atletas estavam alojadas e fazendo refeição buscando saber "in loco" as condiçoes em que estavam. Para os pessimistas de plantão que só faziam esporte em época de campanha fica aí uma observação: Gestão cidadã é isso. Preocupação com a cidadania e não fazer esporte como pedestal eleitoral. Tem mais uma notícia para deixar os agoureiros sentados. O Prefeito me disse que achou tão importante o evento que para os próximos anos pretende amplia-lo convidando equipes do Juruá e para tanto estudará a possibilidade das próximas edições da Copa serem no período do verão. E vem muito ações esportivas mais por aí em outras modalidades.

Tem mais. O próprio Prefeito nos colocou o interesse de dar a cada dia maior estrutura para nossas jovens, garantiu, ele, que vai dar apoio para que as atletas tenham melhores condições para que essa modalidade cresça em nossa cidade. Foi interessante obsevar o semblante de satisfação das atletas, principalmente as dos outros municipios, ao ver o Prefeito da cidade participando do evento. Tudo porque elas sabem que isso não é muito normal. Isso nos anima pois no ano passado por ocasião da 6ª Copa de futsal feminino escrevi um artigo no Jornal Quinari Notícias, do meu querido Zezinho Avelino colocando a peocupação em nos dedicarmos mais com essa modalidade. Hoje vejo que o esporte está sendo pensado como um instrumento de integração e valorização social. O esporte é uma prática que incurta distância, destrói barreiras, dessolve preconceitos. Está provado que o esporte é sim um instrumento de integração e inserção social.

Isso já fora detectado no Distrito Federal. Tanto que lá foi criado um projeto intitulado futebol da meia-noite, para atender aquele público que por estarem excluídos se enveredavam pelo mundo do crime. Basta também lembrarmos que na antiguidade clássica os povos da Grécia, mesmo em tempos de guerra, estabeleciam trégua para celebrar os Jogos Olímpicos. Portanto, parabéns ao Sua Excelência e sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário