sexta-feira, 17 de abril de 2009

"ZOOM" NA POLÍTICA NA TERRA DO AMENDOIM




Existe uma teoria sociológico que defende a resolução de problema complexo através de soluções complexas. Nunca se deve solucionar problemas complexos através de soluções simples. Quem na política resolve problemas dificéis com solucões fáceis demonstra completo e total desconhecimento da complexidade e dimensão da atual conjutura politico-econômica brasileira em face da grande crise mundial que segundo especialistas ainda perdurarar até pelo menos o ano de 2012.


Trago a baila do debate essas considerações iniciais porque estamos presenciando em nossa política local algumas pessoas que se dizem preocupads com o desenvolvimento da cidade enchendo os blogs de comentários infundados reputando ao Prefeito e sua gestão as consequências que, na verdade, são oriundas de uma crise de proporções estratosféricas. Precisamos ter bastante cuidando quando formos avaliar e avalizar os boatos que percorrem a cidade.


Há pessoas que conseguem até sair do campo das discussões políticas e desrepeitosamente adentram a vida privada das pessoas sob o pretexto de que estão falando de pessoas públicas. É bom lembrar que a pessoa é pública enquanto gestor, mas no tocante a sua vida pessoal é de bom alvitre lembrar que a constituição e o Código Civil de 2002resgardam a todos os cidadãos o direito a dignidade e imagem como bens inerentes à personalidade, irrecusáveis, intransferíveis, etc. Nesse contexto recentemente li o seguinte comentário em um blog: "...fala pro james que não precisa mais mentir dizendo que foi à Brasília atrás de recursos, pois já descobriram OS DOIS ENDEREÇOS. Só falta registrar.P.S. O carro pegou?" O que será que quiazeram dizer com isso? que ele foi passear? que foi ver parentes? ou...? Essas são acusações que precisamos combater, indeferentemente, seja contra quem for. É afronta a honra e reputação. É de assustar ao ver o rumo de nossa política. Uma política bairrista e provinciana.


Voltando a falar de administração pública, tem gente por aí dizendo que o Prefeito James Gomes está desorientado, perdido, não manda e é fraco. Eu prefiro pensar diferente. Até porque já o conheço de muitos anos e sei que essa é uma característica - virtude - herdada de seu pai. Ou seja: observa e analisa bastante antes de tomar uma decisão. Isso é uma virtude do homem público que deve ser perseguida e cultivada. Pois dessa forma sempre terá soluções adequadas para situações complexas. Outro dia conversando com um colega, este me disse que o Prefeito falou que é melhor o fim das coisa do que o seu começo. Disse mais que o Prefeito só queria 120 dias para começar a implementar sua gestão e dar uma formatação daquela maneira que ele pensa que deve governar em prol do crescimento. Concordo e é bíblico. Esse meu amigo disse as seguintes textuais: " Ei! o James é inteligente, tem gente que pensa que ele é bobo. Ele dá a corda para eles se amarrarem" Existe até um adágio popular antigo que diz: "quem corre cansa, quem anda alcança".


O prefeito está certo. Todo gestor precisa de uma fase de adaptação, por mais conhecedor da pasta que ele seja. É nesserário, sim, algumas mudanças. Mesmo que sejam difíceis as decisões e mesmo que estas decisões contrarie interesses, mas que seja para o bem da coletividade. É melhor utilizar 120 dias para ajustes do que passar quatro anos administrando problemas e se defendendo na justiça por má administração e corrupção. Que adianta o Excelentíssimo Prefeito se precipitar e fazer gastos desnecessários, na ânsia de mostrar serviço para a população que o elegeu, ou somente para satisfazer o ego de adversários políticos que querem ver a prefeitura afundada? Ainda vamos ver algumas mudanças e com certeza para melhor. Em todo caso é melhor mudar pois mudança faz parte das transformações.


Portanto não esqueçamos. o mundo vive um momento de crise e precisamos nos solidarizar com aqueles que estão trabalhando por nós, sob pena de cometermos injustiças e sofrermos as consequências maiores dessa crise. Não é momento para brigas ideológicas, partidárias, nem pessoal. Precisamos reunir forças para minimizar os efeitos da cisão na economia mundial. Que cada um de nós seja um voluntário para o bem estar cumum.


Digam-me, por favor, o que temos a ver se o Prefeito tem preferência por uma ou outra amizade? e o que temos a ver se ele aos finais de semana se diverte com os amigos nos sítios? É um direito que lhe assisti, assim como o é seu direito discordar.

3 comentários:

  1. Sinceramente concordo em grau e numéro com vc meu amigo, e gostei muito de sua matéria.Saiba que são de pessoas com idéias sérias, pensadas e responsáveis que o município precisa neste momento de crise e instabilidade financeira mundial, acredito que vossa excelencia é uma pessoa que vive muitos problemas mas que com certeza terá competência para enfrentá-los e resolv^-los da melhor maneira possível!!! Parabéns pelo blog conheci agora e simpatizei com as matérias...........

    ResponderExcluir
  2. vc tá certissimo em defender o seu Prefeitinho que nesses dias não conseguiu arrumar nem a própria vida dele...

    vc não tem moral pra falar...seu irmão foi candidato e acho que vc e sua familia acabou trainddo o Celso...

    é vc quer ser Secretário tá certo em babar... não entre nessa barca furada...

    defender uma gestão dessa que não anda... é muito pesado...

    acho melhor vc desenvolver projetos na PM...

    ResponderExcluir
  3. olá Judson, até o presente Momento não fiz uma crítica ao Nosso Prefeito. ele pegou a prefeitura numa época não muito boa.não teve a opotunidade de fazer um trbalho de transição para receber a prefeitura. Acredito que a partir de agora ele vai começar a batalha pelo desenvolvimento do quinarí.
    Judson, neste tempo de crise temos que ser ousados e ir pra luta, e não ficar esperando ela passar. porque corremos o risco de ficarmos para tras. "A criatividade surge qundo há um problema. isso pode torná-lo um prefeito mas criativo, basta apenas que ouça as pessoas que querem ajudar, e tenha uma visão de como estivesse em campnha.

    ResponderExcluir